Dicas de etiqueta para bem receber
14 fevereiro 2022
Muito mais do que regras de conduta, etiqueta significa ser simples e verdadeiro consigo mesmo. Confira dicas de etiqueta para bem receber da professora Karina Debbané
Faca à direita ou esquerda? Onde posicionar o guardanapo? Qual a taça correta para cada ocasião? Você sabe a resposta de perguntas como essas? Ou melhor, você sabe o porquê de cada resposta? O dicionário define etiqueta como um conjunto de regras de conduta. Mas para a representante de importação de marcas de artigos para casa, amante e professora de etiqueta à mesa Karina Debbane´, a palavra significa muito mais do que alguns protocolos decorados ao pé da letra.
Cortesia, respeito e delicadeza formam os três pilares da etiqueta de acordo com Karina Debbané. Ao contrário do que o senso comum possa ter estabelecido, a etiqueta deve ser simples e seu objetivo é sempre, na melhor das intenções, proporcionar harmonia, tranquilidade e praticidade - tanto para quem está recebendo pessoas, quanto para quem está no papel de convidado.
“Não é para ser esnobe, é para facilitar. Conhecer as regras e os porquês de cada uma, pode abrir um leque para vários caminhos”, pontua a professora. Assim como tudo na sociedade, as regras de etiqueta à mesa não existem por acaso, surgiram em uma determinada época e lugar do mundo e evoluíram com o passar dos anos.
Desde a era dos faraós egípcios, os protocolos de comportamento eram estabelecidos principalmente com o objetivo de ensinar a civilização egípcia sobre como se portar e se dirigir às outras pessoas. A etiqueta à mesa tornou-se um costume ainda mais forte na corte francesa de Luís XIV, foram os franceses que codificaram as normas e tratados que já existiam, transformando-as em um manual sobre como conviver na corte antiga.
No Brasil a etiqueta à mesa chegou com os portugueses, por meio de D. João VI. O monarca trouxe a influência inglesa e mais tarde, com a chegada das congregações religiosas francesas que se instalaram no Brasil, as meninas eram ensinadas pela etiqueta francesa. O código de Bom Tom de Roquette de 1833, o mais importante da época, misturava etiqueta inglesa e francesa, sendo a primeira, a de maior influência.
A questão é que as normas de etiqueta à mesa desde que surgiram, seguem a lógica das coisas e tentam tornar o comportamento social prático, já que todos são orientados em relação à melhor forma de agir e de aproveitar as refeições, festas e celebrações. Por exemplo, a faca deve ficar do lado direito, porque a maioria das pessoas são destras, e neste caso, a mão direita é a mais forte, o que nos ajuda na hora de comer.
5 dicas de etiqueta para bem receber
1- Qual será a ocasião?
O primeiro passo para receber pessoas em casa é definir qual será o tipo de festa/recepção. É a partir daí que todas as outras decisões serão tomadas. Como quem será convidado, qual será o cardápio e o que você precisará preparar em relação a logística.
2- Lista de convidados
Tipo de festa definido é hora de organizar a lista de convidados. Selecionar quem serão as pessoas que estarão presentes é uma das primeiras e mais importantes tarefas para bem receber as pessoas em casa. É necessário que sejam pessoas com assuntos em comum e que estejam na mesma sintonia. “É muito importante que haja harmonia entre as pessoas convidadas”, complementa Karina Debbane´.
3- Convite
O terceiro passo para uma recepção de sucesso é realizar o convite. A melhor forma de fazê-lo, de acordo com as orientações da Karina Debbané, é por telefone. “Ligar e convidar é o mais delicado a se fazer. O WhatsApp pode funcionar bem para a confirmação das pessoas e o repasse das informações”, pontua.
Enquanto o anfitrião tem a delicadeza de fazer o convite por telefone, o convidado deve ter o mesmo cuidado para confirmar se irá ou não poder comparecer e, no caso de festas entre amigos, perguntar se é necessário levar algo, por exemplo.
4- Preparativos
Aqui já sabemos como será a festa, quem convidamos e quem dessa lista irá comparecer. O próximo passo são os preparativos, que devem começar no início da semana da data marcada. Entre as tarefas que precisam ser cumpridas estão a definição de qual será o cardápio, se serão usadas louças ou pratas e quais serão elas, a organização da casa, limpeza dos banheiros e a preparação da mesa, aparador ou espaço de bebidas.
Apesar de parecer trabalhoso, seguir um cronograma de etiqueta à mesa para a organização de uma recepção em casa, torna a experiência muito mais prática e bem-sucedida, já que todos os detalhes já foram pensados com antecedência, inclusive a temperatura das bebidas.
5- O grande dia
O grande dia chegou e agora você pode curtir a companhia dos seus convidados. Durante a recepção o que importa é que todos estejam confortáveis consigo mesmo, a começar por você. É importante manter todos bem servidos, repor as bebidas e estar à disposição. “O receber bem é deixar o seu convidado a vontade”, pontua a professora de etiqueta.
Quer mais dicas de etiqueta para bem receber e entender mais sobre o assunto? Siga a @karinadebbane nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos sobre etiqueta à mesa no dia a dia.
Sobre receber bem as pessoas em casa nós entendemos bem. No Recanto Dumont as experiências de gastronomia fazem parte do nosso jeito personalizado de ser. Realizamos qualquer tipo de evento, dos intimistas aos corporativos, dos sociais aos de lazer. Venha se hospedar conosco! Faça já sua reserva.